Editora Mais Que Palavras

(49) 3622 6062Tel

fale@editoramaisquepalavras.com.brEmail

BUSCA  
 
 

PROJETOS

 
 
Compartilhe:

Minha Casa com Leitura!

Ainda que publicado em época de pandemia do Coronavírus (COVID-19), o projeto tem ligação direta com a proposta “Literacia Familiar: Leia e Cante pra Mim” e, assim, terá continuidade após a paralisação das aulas.

Este projeto estimula a leitura em voz alta feita pelos adultos às crianças, tal como está escrito nos livros, colaborando com os processos inicial e continuado da alfabetização, ajudando a ampliar as habilidades linguísticas e da interação comunicativa oral (voz), escrita (texto) e ilustrativa (desenhos).

Além disso, promove o entretenimento e a imaginação, fazendo despertar para a criatividade. Após a escuta das leituras, o brio literário ganha força e pode continuar com as brincadeiras de faz de conta.

Instiga a criação de uma rotina de leitura “Dentro de Casa” em períodos de férias escolares, finais de semana e no dia a dia, ajudando a estabelecer boas relações familiares e escolares.

Vídeo de abertura do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=gzSqo8EQTUo

Lembremo-nos:

Mais que entreter, a escuta diária de histórias estimula a curiosidade das crianças (desde bem pequeninas) pela aprendizagem da leitura e da escrita. É uma forma dinâmica e ao mesmo tempo espontânea de toda a família ajudar nesse processo de aprendizagem!

“A primeira infância é o período mais importante para o desenvolvimento linguístico de uma criança. É a etapa ideal para promover a aquisição de habilidades, conhecimentos e atitudes que facilitarão a aprendizagem da leitura e da escrita. Nessa aventura, a participação dos pais é fundamental. Reconhecendo a importância da família, o Ministério da Educação criou o programa Conta pra Mim, que ajudará você a ser o herói de seu filho!” (PNE, 2020).

Fontes de pesquisa sobre práticas de Literacia Familiar e Escolar:

http://alfabetizacao.mec.gov.br/tempo-de-aprender

http://alfabetizacao.mec.gov.br/#ancora/

http://alfabetizacao.mec.gov.br/#pna

http://alfabetizacao.mec.gov.br/#para-professores

https://avisala.org.br/index.php/conteudo-por-edicoes/revista-avisala-21/alto-e-em-bom-som-a-importancia-da-leitura-em-voz-alta-no-processo-inicial-de-alfabetizacao/

 

Informações Básicas sobre o Coronavírus:

Sintomas - o COVID-19 é uma doença infecciosa, causada por um vírus que nunca havia sido identificado em humanos. Ele causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia. .

Transmissão - a principal forma de contágio é o contato com pessoas infectadas, que transmitem o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza.

Cuidados - os principais cuidados estão relacionados à higienização pessoal e ambiental, inclusive de produtos comercializados e adquiridos; levar a sério o distanciamento social e, sempre que possível, manter o isolamento. Seguir as recomendações do Ministério da Saúde. Uma das formas de se proteger é lavar as mãos com frequência e evitar ao máximo tocar no rosto. 

Se cada qual fizer a sua parte, cuida-se de si e dos outros. Então, cuidemo-nos todos!

Atenciosamente,

Terezinha Osmari Bagatini



Imagens

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mobilidade para você fazer bons negócios.
Créditos: